sábado, 4 de julho de 2009

Amanhecer

Título: Amanhecer
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Gailivro
Tradução: Maria Peres
Nº de Páginas:756


"A escolha eminente entre ingressar num mundo tenebroso mas sedutor dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs. Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, antevendo efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida ─ inicialmente desvendada em Crepúsculo, e, depois, estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse ─ parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que irão terminar destruídos…para sempre?"

Em Portugal estivemos quase um ano à espera de poder ler a conclusão (ou não) da saga Luz e Escuridão e no final a coisa não se revelou tão entusiasmante como estava à espera. Ao longo da espera tentei não receber muita informação relativamente a este quarto volume, de maneira a poder contar com o efeito surpresa na hora da leitura e, talvez por isso, fui surpreendida diversas vezes e até gostei bastante do livro mas... Mas não gostei tanto como dos volumes anteriores. Este livro está dividido em 3 partes, a primeira e a última narradas por Bella e a segunda parte narrada por Jacob. A história é bastante interessante nas duas primeiras partes da narrativa mas após esta fase tive a sensação de que a autora estava a "encher chouriços" de uma forma mais de que evidente. Isto para não falar do já habitual anti-climax, isto é, quando esperamos acção, uma batalha ou algo mais emocionante no final de cada volume nunca acontece nada. Desta vez estava eminente uma batalha histórica, algo em grande, e para não variar...os Cullen safam-se e não acontece nada!!! É frustrante. Outro ponto negativo é Bella. Esta sempre foi uma humana um bocado parvinha, que não toma decisões e não impõe a sua vontade acabando sempre por fazer aquilo que o elemento masculino mais próximo quer. Agora que se tornou vampira continua com a sua aura de boazinha, a fazer o que lhe mandam e, pior ainda, de controlada. Bella não tem problema nenhum ao tornar-se imortal, consegue fazer sem esforço aquilo que os demais personagens demoraram décadas a conseguir - controlar a sede. Enfim, é uma sonsa perfeita...

Pontos positivos são o facto de ficarmos a conhecer melhor algumas das histórias pessoais dos personagens que nos acompanham desde o início e o aparecimento de novos personagens que abrem (à autora e à nossa imaginação) um sem número de possibilidades. Gostei muito da Rosalie neste livro mas a minha personagem preferida continua a ser a Alice (deve ser por causa do gosto por roupas e maquilhagens...!!) mas o que mais me agradou foi mesmo a narrativa de Jacob. Acho que a autora consegue um trabalho muito melhor e uma leitura mais empolgante quando a narrativa é feita por outro personagem que não Bella - bom exemplo disso é o Midnightsun. Gosto de ver esta história pelos olhos de outros personagens, é mais interessante.

Recomendo apenas aqueles que já leram os demais volumes e não querem ficar sem saber o final (que obviamente é deixado em aberto) desta verdadeira saga de sucesso. Se puderem leiam em inglês porque a tradução continua, no mínimo, estranha.

6/10

8 comentários:

Diana disse...

Este ainda não li, tenho uma amiga minha que adorou mas ela é suspeita, porque é mesmo viciada na saga heheh
Tenho que ver pelos meus olhos, mas já no livro anterior tive um pouco essa sensação da autora andar a "encher chouriços"..

WhiteLady3 disse...

Desta vez estava eminente uma batalha histórica, algo em grande, e para não variar...os Cullen safam-se e não acontece nada!!! É frustrante.
Concordo. Nunca percebi se a autora tem medo de escrever cenas de acção por não poder empregar palavras como estonteante ou belo, ou por não conseguir imaginar cenas de batalha. Em qualquer caso é uma pena. :(

flicka disse...

Tens um selinho no meu blog à vossa espera
:)*

Anónimo disse...

Eu achei o começo do livro bem, até porque eu não sabia que era o ultimo que a autora iria escrever porque simplesmente perdeu a paciencia.
Poxa se ela sabia que não ia aguentar por que ela começou?
Isso me fez odiala e o final do livro francamente é totalmente podre.

Migalhas disse...

Hmmm, queres ver que em vez de comprar, vou pedir este emprestado :S
Gostei muito do primeiro da saga, mas os outros foram uma desilusão, daí a minha hesitação em relação a este... Aliás, quando a febre é grande em relação a determinados livros, fico logo de pé atrás.
Oh, pá, e aquela rapariga continua sonsa? Ao fim de três livros, era de esperar que neste a "coisa" animasse... Lá se vão as minhas expectativas e lá se vai o cheque Bertrand para outro livrinho :P

Jacqueline' disse...

Codordo com quase tudo o que disseste... A minha narrativa preferida também foi a do Jacob.

zebra3 disse...

Já só me falta este da saga. Adorei os três anteriores e tenho uma grande expectativa em relação a este. Será uma leitura para breve!

Boas leituras

Cami e Regi disse...

Achamos realmente importante que cada pessoa leia um livro e dê sua propria opinião.Gostamos muito dos seus comentários e pontos de vista,até compartilhando de alguns.
Um abraço e visite nosso blog.