terça-feira, 13 de outubro de 2009

Agustina Bessa-Luis - 87º aniversário

No próximo dia 15 de Outubro, Agustina Bessa-Luis cumpre 87 anos. Para assinalar tão importante data para esta autora portuguesa que nasceu em 1922, em Vila Meã, Amarante, o CCB e a Casa Fernando Pessoa fazem-nos algumas propostas.
No CCB além da exibição do filme A Corte do Norte, do realizador João Botelho, será possível assistir a sessões de leitura de obras da autora a partir das 14:30. Para este fim, foram convidados pelo CCB nomes como Pedro Mexia, Maria João Seixas, Leonor Silveira e António Mega Ferreira.

Também estará patente no CCB uma exposição sobre a vida e obra de Agustina Bessa-Luís, produzida pelo Instituto Camões, com guião de Inês Pedrosa e realização gráfica de João Botelho.

Já na Casa Fernando Pessoa, o Nobel da Literatura, José Saramago, fará uma conferência de homenagem a Agustina Bessa-Luis. Como foi focado em diversos artigos de imprensa nacional, esta conferência terá a particularidade e o aliciante de "ser o maior escritor da esquerda a elogiar a maior escritora de direita".

No mesmo dia e também na Casa Fernando Pessoa terá lugar, pela voz de Ângela Pinto, uma leitura de poemas de Álvaro de Campos, heterónimo de Pessoa, cuja "data de nascimento" é 15 de Outubro de 1890.

1 comentário:

Diana disse...

Olá!
Tenho o prazer de informar que tem um selo à espera no meu blog ;)

Boas leituras!