domingo, 6 de junho de 2010

Angelologia

Título: Angelologia
Autor: Danielle Trussoni
Tradução: Alice Rocha
Edição: Ed. Presença
Colecção Via Láctea nº 86
Nº de páginas: 584

"Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página".
Angelologia é o primeiro romance desta jovem autora que com a sua escrita nos transporta para o epicentro da luta entre Nefilins e Angelologistas. Os primeiros são descendentes dos humanos e dos anjos que com eles procriaram, seres magníficos mas terríveis com vidas longas e marcadas pelo poder e terror que exercem sobre os humanos. Os angelologistas são um grupo de humanos que estudam o surgimento e a vida não só dos anjos mas dos nefilins, conjugando esforços no combate a estes seres sobrenaturais.
Depois de lermos os 2 primeiros capítulos desta alucinante aventura, grande parte da acção tem lugar em pouco mais de 24 horas, é-nos completamente impossível fugir ao bichinho da curiosidade e a leitura torna-se compulsiva.
Sem que nada o faça prever, o destino de uma jovem freira, de um especialista em obras de arte e de uma senhora da alta sociedade americana dos anos 40 vão enredar-se e expor-nos não apenas os angelologistas e os seus estudos mas também um mundo dominado há décadas pelos poderosos nefilins que se mantém na sombra das classes governantes.
A escrita é fluída mas detalhada e não exageradamente simples contudo, o livro é de leitura fácil. A narrativa abrange um período de tempo que vai da década de 40, em França, à actualidade. O salto temporal feito pela autora que começa por nos narrar acontecimentos da actualidade para depois nos levar ao passado, voltando posteriormente aos dias de hoje, foi algo muito bem conseguido. Normalmente não gosto deste tipo de cortes na narrativa mas devo reconhecer que este só serviu para me espicaçar a curiosidade e compreender melhor algumas ligações e situações posteriores.
Ainda de referir a consistência emprestada à estória pelas inúmeras referências bíblicas e de estudos sobre anjos, elementos que deixam ao leitor pequenos fragmentos de teorias teológicas que, longe de desmotivarem, nos incentivam a continuar. Gostei particularmente dos estudos do professor Valko e das cartas trocadas pelos personagens pela quantidade de informação que se pode nelas encontrar.
A caracterização dos personagens (bastante variada e rica em termos evolutivos dos mesmos) e a descrição dos espaços é digna de nota, dei por mim em várias ocasiões a ver literalmente os locais e as personagens, como se em vez de ler um livro estivesse a assistir a um filme.
O final consegue surpreender-nos, muito embora haja algumas pistas sobre estes acontecimentos ao longo do livro, e deixa-nos não só com vontade de conhecer o futuro destes personagens mas também curiosos relativamente à angelologia em si e aos nefilins.
Recomendo
8/10

2 comentários:

Lucas Azevedo disse...

Alice,

Concordo plenamente com sua opinião e resumo sobre o livro. Posso ainda defini-lo como uma leitura viciante, pois em alguns momentos tive dificuldade para deixar de lado a próxima página e dormir.

Grande abraço.

Lucas

cjorgeluiz@yahoo.com.br disse...

Alice,

eu ja tinha boas referências e comentários sobre este livro de alguns amigos mas nenhum comentário aguçou tanto a minha vontade de ler este livro quanto o seu resumo. agora eu tenho certeza vou ler esse livro !!!!

obrigado !!

bjsss

Jorge