quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Book Crates ou Caixas Literárias o que são?

 Gostam de ser surpreendidos? Gostam de ler e, como todo o leitor, têm os vossos fandom preferidos? Agrada-vos a ideia de chegar a casa e na caixa do correio haver algo mais que contas para pagar?

Se responderam "sim" a, pelo menos, duas das questões, este post é para vocês. 

Há uns dias, a prpósito do unboxing da minha caixinha da Illumicrate, surgiram algumas questões relativas a estas crates ou caixas, como quiserem chamar-lhe, e achei que era mais simples e prático, inclusive para vocês, se fizesse um post sobre o assunto.

Eu adoro surpresas, adoro prendas, e adoro livros e tudo isto se conjuga maravilhosamente nas "crates" ou caixinhas, como gosto de lhes chamar. Descobri-as há vários anos, andava ainda na faculdade, mas naquela altura não conseguia comprar muitas vezes porque, além de serem caras, essa coisa dos correios para todo o lado e das compras online ainda eram algo a desenvolver (não me julguem, a juventude está no espírito!!). As "crates" que conhecia eram todas americanas e volta e meia ficavam na alfândega (imaginem o pesadelo que era explicar o que lá ia dentro... Não dava!). Hoje, há caixas por todo o lado e de todo o lado o que torna mais difícil a escolha do produto mas mais fácil o receber aquilo que se escolheu.


Mas afinal como é que funciona? E o que é que vem lá dentro?

Ora, é aqui que entra o factor "estudo" aliado ao factor "surpresa". No que respeita ao funcionamento a coisa é simples e comum a quase todas as crates, fazemos uma pequena pesquisa no mercado, através de visitas ao site ou aos perfis nas redes sociais encontramos a que nos agrada mais, fazemos a subscrição e a caixa acabará por nos chegar a casa. Há subscrições únicas, mensais, trimestrais, semestrais e anuais (todas renováveis), basta escolher a que se adequa mais à vossa situação. Depois, algumas destas empresas têm a opção de escolher entre a caixa completa ou apenas o livro. Quem escolhe apensa o livro, obviamente, paga menos e recebe sempre o mesmo livro que vem nas caixas completas.  Hã que referir que, regra geral, são edições únicas com hidden covers, sprayed edges, cartas do autor, às vezes, autografadas... 

Além das caixas normais e regulares, por vezes, há também edições especiais dedicadas a determinado livro. Este ano, por exemplo, comprei uma dedicada apenas a "A Dark Shadow of Magic" da V. E. Schwab e outra a "Daugther of Smoke and Bone" da Laini Taylor (ainda está para chegar... ai, que vontade de ver!!). 

Sugiro que na vossa pesquisa tenham em atenção que empresa tem os títulos que mais vos agradam, quem tem o merchandising que vai mais de encontro aos vossos gostos e quem tem mais vezes artigos dos vossos fandom preferidos. Parece tontice mas são aspectos importantes a ter em conta. Esta era a parte do "estudo".

Vamos à parte da "surpresa". Ainda que as empresas avisem com bastante tempo qual é o tema do próximo mês (sobretudo por causa de quem vai comprando mês a mês) e dêem muitas pistas acerca do livro que acompanhará a crate (é sempre fácil adivinhar se  estivermos minimamente atentos às novidades) nunca, mas nunca, conseguimos adivinhar quais são os artigos que receberemos nem os fandom a que dizem respeito. Eu, pessoalmente, adoro ser surpreendida, não saber de todo o que vou receber. Quando chega a caixa aqui a casa é um bocadinho como se fosse Natal. 

E conhecemos todos os fandom? Gostamos de tudo? Obviamente não. Por um lado, é impossível agradar a todos, por outro é muito difícil haver alguém que conheça todos os universos literários e goste de todos. E esta também é a parte boa da coisa. Por causa de alguns artigos já dei por mim a tentar saber mais sobre determinado fandom e a ler livros novos que adorei.

Já comprei várias crates mas, actualmente, sou bastante fiel a apenas uma delas. Tenho uma subscrição trimestral da Illumicrate (já devem ter visto vários unboxing tanto na página de instagram do blog como na minha página pessoal) e estou muitíssimo satisfeita. As edições são lindas, os pins são brutais (adoro os pins! São o meu artigo preferido, para além do livro. AGora tenho que arranjar onde os pôr...) e o serviço de atenção ao cliente funciona verdadeiramente bem.  

Mas há muitas crates por ai e se é algo que querem conhecer melhor, que querem adquirir, façam o vosso trabalho de pesquisa e escolham uma que vos encha as medidas. Comecem por uma subscrição única e vejam como corre. 

Além disso, estas caixas não são apensa literárias. Há todo um universo de crates. Pensem numa coisa que gostam, doces, vinho, plantas, trabalhos manuais, sabonetes, maquilhagem... não importa o que seja, vai haver uma crate! Se quiserem explorar mais podem visitar o Cratejoy que é uma plataforma que reune imensas originárias de todos os cantos do mundo.

Quanto ao trabalho de pesquisa... acho que é um bocado dificíl deixar aqui uma lista de sites (ia ficar um post montruoso e isto já vai parecendo o testamento de um multimilionário...) de modo que a melhor opção parece-me ser deixar a dita nos destaques da página do instagram. Vou fazer a lista e pode sermpre crescer mediante as empresas que vou conhecendo. Parece-vos bem?

Não sei se vos deixei com o bichinho, se ficaram com dúvidas... Fiquem à vontade para colocar questões que eu cá estarei para vos responder o melhor que souber. Ficaram curiosos e com vontade de experimentar? Já recebem alguma crate? Contem-me tudo.

Sem comentários: