Ora, só dez? Por favor... Isso não deve chegar nem para aquecer.
Bem, vou dar o meu melhor para reduzir a lista!! Assim sendo, vamos lá debruçar-nos sobre o assunto.
Antes de recomendar um livro tento sempre saber um pouco sobre as preferências do suposto destinatário. Torna tudo mais fácil. Por isso, também aqui vou seguir esse critério. Se me esquecer de algum género ou quiserem saber o que recomendo para alguém que goste de algo de que não me lembrei enquanto escrevia o post, estejam à vontade para colocar as vossas questões :)
Gosta de fantasia?
Fantasia do melhor é sinónimo de Lian Hearn e a sua Saga dos Otori; de George R. R. Martin e das suas Crónicas de Gelo e de Fogo; de Robbin Hobb e do seu maravilhoso assassíno; de Anne Bishop que nos trouxe as suas reluzentes Jóias Negras ou de Jacqueline Carey que nos deu a conhecer a inigualável Phédrè.
Gosta de seguir as modas e quer iniciar-se nas distopias?
Ora, ora, para começar não há melhor que Os Jogos da Fome da Suzanne Collins, seguidos d'A Passagem de Justin Cronin.
Afinal, as ficções históricas são mesmo o melhor...
Pois, nesta área só me ocorrem O Presságio de Fogo da mestre Marion Zimmer Bradley ou Rosa Rebelde de Janet Paisley.
Mas o que caía mesmo, mesmo bem era um bom polícial!
Não há problema. Se já leu todos os volumes da Miss Marple e só pode optar por "partir para outra", então o melhor será cruzar-se com o Agente Especial Pendergast de Douglas Preston e Lincoln Child ou procurar encontrar-se com a inusitada Flávia De Luce de Alan Bradley. Sempre pode misturar o policial e o histórico e adentrar-se na Inglaterra de Henrique VIII com o advogado Shardlake de C. J. Sansom. Para algo mais realista e contemporâneo nada melhor que Stieg Larsson e a sua Trilogia Millennium.
Não há nada como um bom romance para me aquecer o coração...
Não seja por isso... Se o que lhe falta é romance pode sempre entregar-se à Trilogia Chocolate da Joanne Harris, ou ler O Décimo Terceiro Conto da Diane Setterfield.
O que eu preciso mesmo é um livro para um jovem mas do qual um adulto também goste.
Hoje em dia já não há assim tanta distinção, pelo menos para os leitores - os mais novos vão lendo de tudo e os mais velhos já não têm vergonha de ler livros rotulados para como sendo dirigidos a alguém muito mais novo. Ainda assim, para agradar a "miúdos e graúdos" nada melhor que Pobby e Digan de Ben Rice, Berta a Grande de Cuca Canals ou Por Treze Razões de Jay Asher. E se a inclinação for mesmo para a magia, não vale a pena hesitar porque o Harry Potter conquista qualquer leitor.
Sem comentários:
Enviar um comentário