sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Inverno do Mundo

Título: O Inverno do Mundo
Trilogia: O Século (O Século, #2)
Autor: Ken Follett
Edição: Presença
ISBN: 9789722348768
Nº de páginas: 832

"Este volume vem dar continuação à extraordinária trilogia de Ken Follet, O Século, depois do êxito internacional alcançado pelo volume inaugural, A Queda dos Gigantes. A história recente do conturbado século XX continua a desenrolar-se como se diante dos nossos olhos, as figuras históricas e os acontecimentos reais evoluindo e decorrendo em simultâneo com as vidas da segunda geração das cinco famílias que já protagonizaram o primeiro volume, misturando-se num grandioso e colorido fresco em amplas pinceladas que, graças a uma rigorosa fundamentação e a um talento narrativo raro, se encaixam numa totalidade cheia de vida realismo. O Inverno do Mundo decorre entre a ascensão do nazismo e as suas dramáticas consequências até ao início da Guerra Fria."

O século XX foi, sem sombra de dúvida, um dos mais - senão o mais - negros e sangrentos da História. Foi um século de lutas por uma vida melhor, por direitos que hoje damos como garantidos; um século de guerras (duas delas mundiais) em que foram cometidas das mais sádicas e maiores atrocidades até hoje documentadas; mas foi também um século de conquistas e de liberdade. É o angustiante retrato desta época que Ken Follett vai compondo de forma magistral nas páginas da sua mais ambiciosa trilogia.

Neste segundo volume, encontramos as mesmas cinco famílias que já havíamos conhecido antes, agora mais numerosas, aumentadas pela nova geração. Gente que vive a sua vida com a normalidade com que todos nós encaramos o dia-a-dia, a maior parte das vezes alheios às intrigas e conjuras políticas que nos rodeiam e que os iriam conduzir a um destino trágico. Mais uma vez, através de uma escrita cuidada mas fluída e das descrições simples mas muito visuais, o autor consegue transportar-nos directamente ao local e tempo da acção. Servindo-se dos personagens, com os quais facilmente o leitor cria um vinculo empático, dá-nos uma visão em primeira mão dos acontecimentos históricos que levaram à ascensão do nazismo e, posteriormente, à II Guerra Mundial. Apesar de ser quase impossível, ainda que num livro tão extenso, colocar todos os acontecimentos marcantes, Follett brinda-nos com um retrato pormenorizado dos mais importantes. É exímio nesta sua tarefa, entrelaçando o espaço físico mas nunca se desviando da simples linha cronológica traçada, o que faz com que o leitor compreenda na perfeição o encadear dos acontecimentos e as suas implicações em futuras acções.

Por serem acontecimentos não muito distantes é com angustia que o leitor, apesar de já saber de antemão o desfecho, acompanha as personagens no seu sofrimento e nas suas provações. Parece impossível que algo de tão vil possa ter tido lugar há tão pouco tempo. A perplexidade aumenta gradualmente quando reflectimos no retrato social apresentado. A forma (muito diferente da realidade actual, na maioria dos casos) como a política influenciava a cultura, as vivências e o pensamento das populações de determinados países; a vida social do antes e do pós-guerra; as dificuldades enfrentadas pelas populações dos países ocupados e destruídos por uma guerra que era desejada por poucos; o espírito de sacrifício de nações inteiras... As diferenças, não só com os dias de hoje, mas entre os vários intervenientes na narrativa são abismais e apontadas de forma soberba. Mais uma vez, mais que um narrar de acontecimentos bélicos e um explicar de conceitos e da conjuntura geopolítica e estratégia que levou a uma das maiores atrocidades do nosso tempo, esta é uma história de gente e daquilo a que o ser humano se predispõe em épocas de crise e conflito, encontrando em si forças que desconhece. Um magnificamente realista retrato social e humano do mundo durante a II Grande Guerra.
Recomendadíssimo.

9/10

Sem comentários: