terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Antes do Futuro

Título: Antes do Futuro
Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
Edição: Ed. Presença
Colecção: Noites Claras
Nº de páginas: 320
ISNB: 9789722348942

Ler excerto aqui

"Estamos em 1996. Quando Josh instala um CD-ROM que dá acesso a cem horas de internet gratuitas no computador de Emma, sua vizinha e melhor amiga, são ambos transportados para uma estranha página chamada Facebook onde veem versões de si mesmos quinze anos mais velhos. As suas relações, amigos, filhos, carreiras, férias... todas essas informações estão na internet e alteram-se consoante as decisões que eles tomam no dia a dia. À medida que tomam consciência do que a vida lhes reserva no futuro, Josh e Emma são obrigados a confrontar-se com o que estão a fazer certo e errado no presente..."

Antes do Futuro é um daqueles livros que nos deixam a pensar "e se...". Em 1996, Emma recebe um computador com ligação à internet (daquelas que ocupavam a linha telefónica  e que nos obrigavam a andar a mudar a tomada de ligação a toda a hora.), coisa pouco usual à época, se bem se lembram. Quando cria um endereço de e-mail, Emma vai parar a uma página estranhíssima, chamada facebook e percebe que está a ver o seu futuro.

Jay Asher e Carolyn Mackler conseguem como ninguém criar um grupo de adolescentes dos anos 90. Na minha opinião, o modo como retratam a juventude da época e as relações sociais numa escola e entre os diversos grupos, só pode significar que se lembram ambos muito, muito bem de como as coisas eram naquela altura. Não sei quem escreveu o quê mas o livro é-nos relatado a duas vozes; tanto intervém Emma como o seu vizinho e amigo de infância, Josh. São dois personagens muito diferentes, ele é mais tímido e comedido, mede mais as suas acções e as consequências que daí podem advir, enquanto que ela é mais emotiva, agindo mais por impulso e sem pensar muito bem nas coisas, sem saber bem aquilo que deseja na sua vida.
Numa fase inicial é engraçado ver o que os personagens pensam da página que lhes aparece no ecrã. Ficam sem compreender porque é que no futuro as pessoas quereriam ir para a internet contar a sua vida, comentar a vida dos outros, tornar públicas as suas fraquezas e as suas conquistas. De facto, à época, se me tivessem dito como ia ser a vida hoje acho que tinha pensado que o mundo ia ficar louco ou que me estavam a enganar. Faz-nos pensar como evoluiu o mundo e nós com ele.

À medida que a história vai evoluindo vamos conhecendo a vida amorosa dos dois personagens principais, ficamos a conhecer as  suas dores, preocupações e ambições. Josh ama Emma desde sempre mas, para ela, ele é como um irmão -  são os atletas lá da escola que lhe prendem a atenção, embora nunca se deixe envolver verdadeiramente numa relação. Entre os dois jovens há um fosso criado pela declaração de Josh e pelo facebook que, em partes iguais, os une e os separa. Josh fica contente com o que o futuro lhe reserva (um casamento e filhos com a miúda mais popular da escola), já a Emma nada lhe agrada e decide usar todas as armas ao seu alcance para mudar aquilo que vê na internet. E é aqui que entram os "e se...". As atitudes de Emma relativamente à sua vida e às vidas e decisões dos seus amigos mais chegados fazem-nos pensar nas nossas próprias atitudes e decisões. E se tivéssemos agido de forma diferente em dada situação quais seriam as repercussões na nossa vida actual? E como é que esta ou aquela atitude mudou a vida dos que nos rodeiam? 

No final... bem, no final percebemos que a vida tem mais sabor e tudo tem uma cor diferente se vivermos o momento, se não forçarmos determinados acontecimentos e aceitarmos aquilo que o destino nos reserva. É esta a grande lição a tirar deste livro. Devemos ponderar bem as nossas acções e pensar nas suas consequências na nossa vida e na vida dos outros mas devemos também aceitar o que a vida nos reserva e não nos preocupando excessivamente com o que acontece ou como acontece nas nossas vidas. 

Um livro que se lê muito bem e depressa e que tanto pode ser lido por um adulto, que o apreciará pelas memórias que desperta e pelas questões que levanta, como por um jovem adolescente que irá decerto receber a mensagem e apreciar as histórias de amor e amizade tanto dos protagonistas como dos amigos destes.

7/10

Sem comentários: