sábado, 29 de abril de 2017

Dia Mundial da Dança

Hoje é  Dia Mundial da Dança. Como sabem, a minha irmã é bailarina o que faz deste dia um dia especial. Sirva pois para vos apresentar um dos textos de um jovem autor com um talento imenso e uma sensibilidade sem limites. Ora, deliciem - se então com A Dança de Rui Machado.

A Dança

"A menina dança? Olhe, eu tampouco. Todavia, esta noite decidi viver em regime de excepção. Tome também esse caminho, tenho medo do escuro da noite. Fico-lhe grato pela confiança. Não estranhe a minha felicidade, as minhas noites não conhecem companhias assim. Mão suave a sua. É feita de challis? Não sabe o que é? Sabemos sempre tão pouco sobre nós... Cheguei agora e já a estou a descobrir. Entenda-o como quiser! Tenho muita lábia?! Não diga uma coisa dessas, não lhe mereço. Cheguei agora, lembra-se? Descubra-me também, não me tente adivinhar. Pois saiba que challis é um tecido originário da Índia e em Hindu significa toque agradável. Muito me agrada o seu sorriso, é lindo. Desculpe, nunca lhe disse que trazia novidades. Sou um homem que nunca viu mais do que o óbvio. E que de mais óbvio vejo eu, esta noite, senão a beleza do seu sorriso? Mudemos de assunto, ainda é cedo para desmoronar. Não sei se esta música lhe agrada. Quanto a mim confesso-lhe o meu desinteresse. Qualquer outra me servia desde que me permitisse sentir-lhe o corpo. Esta é lenta, dá tempo para sorver a insensatez do desejo. Perdão, fui ousado, bem sei. Queira perceber que não é fácil ver beber champanhe. Também gosto de o beber. Todo o homem é fascinado pelo bom e o belo. Mais, os pouco bons e nada belos, como eu... Vejo que é uma mulher sofisticada, por certo não me negaria uma taça borbulhante e dourada como a dança que me oferece. Tchim, tchim? Não se ria, ora essa... Não são nada imaginárias as nossas taças! Hum, que maravilha... É um Louis Roederer com toda a certeza. Prove, faça-me a vontade. Isso. Vê? Saboroso... Imaginar é uma provocação dos deuses a nós mesmos. Faz-nos querer e avançar quando é para querer e avançar. Não, não tenho imaginado muito. Há muito que atraquei. Agora deixei-me levar pela sua mão, pelo seu sorriso, pela sua voz, pelo seu corpo. Como paro? Preciso de avançar para parar. Muito sorri a menina... Que nunca lhe a falte a vontade para eu não sufocar na saudade de o ver. Gosto sobretudo do início, quando abre. Tem a Primavera na boca sempre a nascer. Como diz? Devo beijá-la?"

Rui Machado

Sem comentários: