quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Rei do Mercado

Título: O Rei do Mercado
Autor: Juliette Benzoni
Editora: Bertrand
Tradução: Carlos Correia Monteiro de Oliveira
Nº de páginas: 301
Depois de ter lido O Quarto da Rainha não consegui resistir e lancei-me ao segundo volume da triologia Segredo de Estado, embora não com grandes esperanças principalmente por causa da tradução. Embora esta tenha ficado a cargo do mesmo tradutor posso dizer que, talvez um pouco incompreensivelmente (ou não), desta feita o trabalho está visivelmente melhor - os nomes de personagens e locais, por exemplo, foram mantidos no francês original e a nível dos tempos verbais já não encontramos tantas falhas. As expressões idiomáticas continuam a ser um problema ainda que no geral o trabalho tenha melhorado a olhos vistos.
No que respeita à trama desta história, continuamos a desvendar aos poucos a misteriosa vida de Sylvie que foge dos assassínos da sua família com a ajuda do seu grande amor François de Bourbon-Vêndome e da sua grande amiga Marie de Hauteford. É principalmente graças a este personagem masculino e à sua familia que nos são apresentados vários episódios interessantes e por nós quase desconhecidos da História de França e da vida na corte de Luis XIII, Ana de Áustria e do temível cardeal Richelieu.
A intriga e o mistério continuam a ser elementos essenciais e muito presentes nesta trama contribuindo para que queiramos virar as páginas e deixar-nos envolver por uma Paris em crise em que a revolta social ganha cada vez mais adeptos. Para quem conhece a cidade das luzes as descrições, embora não muito ricas, tornam-se muito importantes pois conseguem transportar-nos aos grandes boulevard e avenidas, aos parque e edifícios magistrais da capital francesa fazendo-nos sentir toda a sua vida e energia .
Embora curiosa com o desfecho desta história este volume não conseguiu, no final, deixar-me com "aquela" vontade de me dedicar de imediato ao livro que se segue. Descobrirei então o destino de Sylvie numa ocasião mais propícia.
6/10

5 comentários:

Projecto /Lê/ disse...

não Alice, em princípio continuaremos a estar ligados ao blog :)

Livros e Outras Coisas disse...

Boa noite! :) Aguarda-as um chá no LOC. Sejam bem-vindas!

Diana disse...

Venho notificar este blog que tem um chá virtual à sua espera no blog Papéis e Letras. Espero que goste :)

Henrique disse...

Posto de parte o 2º volume, não consigo entender como não lhe deixou este "aquela" vontade de mergulhar no "Prisioneiro da mascara de veludo" que assim finaliza esta trilogia, de meu lado anseio porconseguir deitar a mão a um exemplar (está esgotado em todo lado). Boas leituras

Alice disse...

É verdade Henrique, está esgotado em todod o lado. Sei que por vezes se consegue encontrar nas feiras do livro mas não é fácil...
Vou lê-lo, claro mas de facto não me deixou uma vontade louca de me lançar logo na conclusão da triologia.