Se perguntarmos à maioria das pessoas o que é uma boa editora a resposta mais provável é que seja uma que nos dê as últimas novidades traduzidas com brevidade, bons preços e um vasto leque de títulos.
Pois sim, isso pode ser uma boa editora para a maioria das pessoas mas para os leitores assíduos uma boa editora é muito mais. É aquela em que trabalham pessoas dedicadas que a tornam mais do que uma simples empresa, que fazem dela quase um amigo, alguém (ou algo...) que nos presta alguma atenção, responde às nossas mensagens, que se preocupa com a nossa opinião e com os nossos gostos. É mais que uma máquina de fazer dinheiro, é uma empresa que vê o seu cliente como um colaborador (afinal, quem compra um livro já está a colaborar no negócio, quem o divulga e fala dele, nem que seja apenas aos amigos, já está a colaborar com o negócio...), que se preocupa quando há algum tipo de queixa - ou porque havia um pequeno erro na página x e y, ou porque a encomenda chegou algo danificada, porque a capa se descolou, ou por qualquer outro aspecto menos agradável que, muitas vezes, nem sequer é da sua inteira responsabilidade - mas, acima de tudo, uma boa editora é aquela que honra os seus compromissos.
Desde que me conheço que adoro ler e acabei por contagiar a minha irmã com este meu vício. Há pouco mais de um ano criei este blog e desde então tenho tido contacto com inúmeras editoras, boas editoras cujo pessoal nos trata muitíssimo bem e com as quais podemos contar quando precisamos. Posso, sem qualquer tipo de pudor, apontar a Presença, a Saída de Emergência e a Porto Editora como as editoras das quais mais me sinto próxima e com as quais é sempre um prazer contactar seja qual for o motivo, não o digo apenas com alguém que tem um blog sobre livros mas digo-o sobretudo como mais uma cliente no meio de tantos outros.
Contudo, infelizmente também já me deparei com situações desagradáveis e com editoras muito, mas mesmo muito pouco preocupadas com o cliente e a opinião deste - se bem se lembram estou de relações cortadas com a Bertrand e sei que não sou a única. Desta vez o caso não foi directamente comigo mas chateia como se fosse... Chateia porque me custa que uma editora que se diz a nº1 na área do fantástico e que, em abono da verdade te, vindo a marcar pontos com a edição de bons títulos, seja incapaz de responder aos e-mails que se lhe enviam e, sobretudo, não honre os seus compromissos.
Em Novembro de 2009 a Bailarina concorreu a um passatempo do blog Lua Nova em Portugal no qual os prémios eram livros da Saga Luz e Escuridão de Stephenie Meyer. Os concorrentes foram tantos que os vencedores apenas foram anunciados dia 19 de Dezembro e, para grande alegria da minha irmã que até fazia anos naquele dia, o conto por ela escrito mereceu o primeiro prémio - a saga completa. Até aqui tudo bem, a parte má veio depois... Em meados de Janeiro os livros não chegavam a casa e ninguém lhe dizia nada, motivo que a levou a contactar as administradoras do blog que confessaram o seu nervosismo e apreensão porque a editora não respondia aos seus mails nem as contactava de forma nenhuma e apesar de já terem fornecido à empresa os nomes e moradas dos vencedores estes também não tinham sido contactados e começavam a pressionar. Já nenhuma delas sabia o que fazer para solucionar o caso, a editora tinha-se comprometido a fornecer os prémios e agora ninguém sabia de nada. Há pouco tempo, a editora contactou-as dizendo que não se preocupassem, que a empresa tratava de tudo mas até agora...NADA, nem um mísero mail aos vencedores dizendo que vão enviar os livros, nenhum contacto, NADA...
O que irrita é que vão lançar uma nova saga e na pré-compra de um exemplar da mesma oferecem um livro, à escolha do cliente, da dita Saga Luz e Escuridão. E então os prémios que se comprometeram a dar? Não haverá 7 livros da saga para oferecer aos vencedores do referido passatempo?
Enfim, são estas coisas que me fazem dar graças pelo modo como têm funcionado os passatempos que temos feito no nosso blog e pela atenção que sempre nos dispensam as editoras com as quais temos o prazer de colaborar e contactar com frequência.
6 comentários:
Realmente esse é um caso lamentável, mas não é a primeira vez que oiço dizer coisas semelhantes sobre a editora em questão.
Já tive a felicidade de ganhar 2 passatempos online, e das duas vezes recebi os livros quase na semana a seguir.
É uma pequena que algumas editoras não saibam dar valor aos leitores, porque afinal somos nós que compramos os livros, e sumariamente os deixamos continuar a editar no mercado português.
Concordo com a tua escolha nas editoras mais "simpáticas" pois já tratei com as três e também não tenho tido queixas.
Só uma pequena nota:
tanto quanto sei, o livro Saga Luz e Escuridão de Stephenie Meyer NÃO É da BERTRAND, mas sim da Gailivro, agora integrada no Grupo LeYa.
Pois...nós nunca dissemos que o livro era da Bertrand, nós apenas demos o exemplo da Bertrand como sendo uma das editoras com que já tivemos problemas...
O actual problema é mesmo com a Gailivro que continua sem nos dar resposta.
Boa tarde.
Gostaria de perguntar se estariam interessados em divulgar o meu livro, Mistério em Connellsville.
Fico a aguardar resposta.
Com os melhores cumprimentos.
talves nao deva ser o melhor sitio para vos perguntar...mas gostava mesmo de saber como se publica um livro tipo vai-se as editoras e pronto deixa-se para eles verem?? :S
obrigada e desculpa la a pergunta ^^'
beijo
Raq, se vires isto manda-nos um mail para sombradoslivros@gmail.com. Acho que te podemos responder :)
Bjs
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