quarta-feira, 10 de março de 2010

A Guilda dos Mágicos

Título: A Guilda dos Mágicos
Autor: Trudi Canavan
Tradução: Andreia Mendonça
Edição: Bertrand Editora
Nº de páginas: 446

"Todos os anos os mágicos de Imardin reúnem-se para purgar as suas ruas da cidade. Mestres de disciplina e da magia, sabem que ninguém se pode opor à sua vontade. Porém, o seu escudo protector não é tão impenetrável quanto acreditam. Quando uma multidão de pessoas é expulsa da cidade, Sonea, uma jovem rapariga, enraivecida com a autoridade dos mágicos e do tratamento que impuseram à sua família levando-os à miséria, atira uma pedra ao escudo. Para espanto de todos, a pedra atravessa o escudo e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um acto inconcebível, e a Guilda dos Mágicos apercebe-se que o seu pior pesadelo se tornou realidade: existe alguém com poderes mágicos por treinar à solta pelas ruas, e deverão encontrá-la o mais depressa possível, antes que os seus poderes fora de controlo libertem forças que irão destruí-la a ela e à cidade."
A Guilda dos Mágicos é o primeiro volume da Trilogia do Mágico Negro, uma das mais recentes apostas da Bertrand no que toca ao fantástico. Neste volume temos um primeiro contacto não só com os personagens mas com todo um mundo marcadamente medieval no qual se desenrola a acção. Toda a história começa no dia da "Purificação", uma tradição levada a cabo pela Guilda dos Mágicos e que visa purgar a cidade de Imardin de todo e qualquer pobre, ladrão ou ser mais desafortunado que povoe as ruas. Um grupo de jovens junta-se para desfiar os Mágicos e, no meio da confusão, Sonea, uma jovem pobre habitante de uma das favelas da cidade, consegue o impensável e quebrando as barreiras de protecção mágicas atinge um dos Mágicos com uma pedra. A partir deste momento inicia-se uma fuga e perseguição que levará os personagens deste livro a percorrer toda a cidade, muitas vezes pelos caminhos mais inusitados.
A estória divide-se em duas partes, a fuga/perseguição propriamente dita e uma segunda parte mais centrada na Faculdade, nos domínios da Guilda dos Mágicos. Um ponto positivo é a narrativa na 3ª pessoa que nos proporciona uma visão mais lata dos acontecimentos, pois vai-nos mostrando o que acontece através do ponto de vista tanto de Sonea como dos ladrões que a ajudam a fugir e dos mágicos que a perseguem. Aqui devo ainda destacar os diálogos que, ainda que possam por vezes parecer excessivos, são bastante relevantes para o desenrolar da acção e fornecem-nos algumas pistas. Neste ponto tenho ainda que referir o bom trabalho de tradução, sem ele os diálogos haviam perdido não só toda a piada como muitos deles deixariam de fazer qualquer sentido.
Apesar da história estar bem construída e da ideia base de toda a narrativa ser bastante sólida, não há nada realmente novo e o que melhor podia ter sido aproveitado pela autora para nos cativar e nos fazer entrar no seu novo mundo foi um pouco negligenciado. Isto é, em relação às personagens ficamos com a sensação que algumas nos caíram ao colo vindas não se sabe de onde e mesmo aquelas que nos seguem durante toda a narrativa têm aspectos algo menos bem explicados, ficamos sem saber como chegaram a determinado ponto do seu percurso ou o porquê de determinadas decisões. Os cenários são também um ponto muito pouco explorado. Este novo mundo é-nos dado a conhecer apenas ligeiramente e mesmo a cidade de Imardin onde se centra toda a acção é pouco explorada e explicada. Os domínios da Guilda dos Mágicos, na segunda parte da narrativa, prometiam um aproveitamento que não se concretizou.
Ainda que peque por estes aspectos e pela falta de intriga secundária, é um livro que se lê bastante bem e que no final, mesmo, mesmo no finalzinho, nos deixa com a pulga atrás da orelha e nos levanta a curiosidade para o próximo volume.
Penso que será o ideal para um público mais jovem em busca de uma narrativa que consiga com sucesso a transição de uma leitura mais young e simples para algo um pouco mais adulto que os possa levar depois a descobrir novos mundos.
6/10

1 comentário:

Mirelli Lohaine disse...

Tem sorteio lá no blog!
Confira...

Bjuuus