domingo, 18 de julho de 2010

Sangue Furtivo

Título: Sangue Furtivo - Sangue Fresco volume V
Autor: Charlaine Harris
Tradução: Renato Carreira
Edição: Saída de Emergência
Nº de páginas: 253
"Sookie Stackhouse, uma empregada de bar na pequena vila Bon Temps, não é alheia a experiências sobrenaturais. Mas agora estranhos acontecimentos estão a mexer com a sua família e nunca antes o sobrenatural esteve tão próximo. Quando Sookie repara que os olhos do seu irmão Jason começam a modificar-se, ela percebe que ele está prestes a transformar-se numa pantera pela primeira vez - uma transformação mais rápida e intuitiva do que a maioria dos metamorfos que ela conhece. Mas a preocupação de Sookie torna-se mais intensa e assustadora quando um atirador furtivo aponta a sua mira para os metamorfos locais, e os novos "irmãos" felinos de Jason começam a suspeitar que ele pode estar por trás dessa mira. Sookie tem até à próxima lua cheia para descobrir quem está envolvido nestes ataques... a menos que o atirador decida encontrá-la primeiro..."
No anterior volume desta saga Jason, o irmão de Sookie, é infectado e torna-se metamorfo. Neste Sangue Furtivo o leitor e os personagens são confrontados com as consequências dessa infecção e com um assassino impiedoso que começa a atacar os metamorfos da zona de Bons Temps. Devido ao seu dom para ler mentes, Sookie sente-se em vantagem para descobrir o autor dos crimes e o facto da comunidade de metamorfos da aldeia vizinha suspeitar de Jason leva-a a envolver-se tanto que a sua própria vida pode correr perigo.
Simultâneamente, a comunidade lobisomem de Shreveport enfrenta a eleição de um novo líder mas nem todos "jogam limpo" e o preço a pagar pode ser demasiado elevado.
Os ingredientes estão lá todos, mistério, suspense, romance e o humor tão característico desta autora. Ainda assim, devo dizer que este livro me custou um pouco a ler, não pela escrita que continua simples, não pelos personagens nem tão pouco pela trama em si. O que, na verdade, me atrapalhou a leitura, chegando a conseguir irritar-me ligeiramente em algumas ocasiões, foi o facto de a autora repetir constantemente elementos caracterizadores das personagens, locais ou até de situações. Que certas coisas se expliquem nos primeiros volumes é necessário e recomendável; que determinados elementos sejam relembrados pode ser algo maçador mas que, por vezes, é pertinente; contudo, explicar-nos em todos os volumes coisas tão básicas como Sookie ler mentes humanas com clareza ou que esta personagem teve uma relação amorosa com o vampiro Bill (e coisas deste género) usando por vezes as mesmas (e são exactamente as mesmas) frases em vários livros, isso é coisa que já me parece demais. Quem, como eu, está a ler toda a saga não pode deixar de pensar que esta realidade quebra muitas vezes a fluidez da própria trama, o desenrolar dos acontecimentos, às vezes parece-me um perder de tempo e um encher de páginas completamente desnecessário.
Enfim, foi um desabafo e sei que nem todos estão de acordo comigo mas no final da leitura dei por mim a pensar " se ela continua a fazer isto ao longo de mais de 10 livros, não sei se consigo ler esta saga por completo".
Concluindo, a tradução está bastante boa (como é hábito com a SdE), a estória é cativante e a escrita simples ajuda à leitura embora o processo fique algo prejudicado com as ditas referências e repetições, a meu ver, desnecessárias a quem segue a saga.
7/10

1 comentário:

Jacqueline' disse...

Eu ainda vou para o quarto e estou viciada. A escritora é de facto um pouco repetitiva, às vezes dentro do mesmo livro e com as mesmas frases, mas enfim, ainda não me incomodou particularmente.