sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Saga dos Otori - O Fio do Destino

Título: O Fio do Destino - A Saga dos Otori
Autor: Lian Hearn
Tradução: Isabel Nunes
Edição: Ed. Presença
Colecção: Via Láctea
Nº de páginas: 435
"Este livro revela-nos tudo o que aconteceu antes do início de uma das mais extraordinárias séries do fantástico da última década, A Saga dos Otori. A vida secreta daquele mundo inspirado no Japão medieval voltou a fascinar a autora, já depois de ela ter terminado a sequela O Voo da Garça. Foi assim que ganhou vida este novo livro que nos conta o início da vida de Shigeru, o homem que encarna o verdadeiro espírito do clã Otori. Shigeru vai arrastar os Otori para uma guerra implacável ao assumir o comando e fazer frente ao ambicioso Iida Sadamu, chefe de um clã rival. O livro acaba onde tudo começou no primeiro volume, A Tribo dos Mágicos, e promete conquistar todos os fãs de A Saga dos Otori."

Lembro-me perfeitamente de uma tarde, corria o ano de 2003, em que fui à livraria do costume procurar o mais recente título da Colecção Via Láctea e me deparei com a capa de A Tribo dos Mágicos. Confesso que não fiquei imediatamente convencida, embora a sinopse tenha ajudado a ultrapassar algumas das minhas reticências. Apesar de tudo, e enquanto fã da colecção que por aqueles dias nascia, decidi levar um exemplar para casa. Devo confessar que as minhas reticências eram completamente infundadas e que não tardou muito até dar comigo completamente arrebatada por esta saga mágica e fascinante.

Esta Saga, para aqueles que não conhecem, leva-nos numa viagem pelo Japão medieval do imaginário de Lian Hearn.; numa viagem de conhecimento de um povo dividido pela sede de poder da classe guerreira em que os deuses e o imperador não reinam tanto quanto deviam e em que a paz é constantemente ameaçada. E se antes tinha adorado essa viagem, este regresso foi delicioso. Neste novo volume Lian Hearn dá-nos a conhecer os acontecimentos que tiveram lugar antes do início de A Tribo dos Mágicos (aliás, o livro acaba precisamente onde o outro volume começa) e que despoletaram muitas das inimizades e guerras mas também amores e amizades que já eram do nosso conhecimento. Conseguimos compreender melhor como nasceu toda a estória narrada pela saga, as motivações dos personagens, os próprios personagens mas, acima de tudo, entendemos muito melhor Otori Shigeru e a sua ligação a Otori Takeo e Maruyama Naomi.

A narrativa, sempre no tom calmo e fluído a que Learn nos habituou, tem inicio durante a infância de Shigeru e prolonga-se até chegar ao dia em que este encontra Tomasu/Takeo. Assim, temos uma visão mais ampla de Hagi, da elite governante no País do Meio e da sociedade estratificada dos Três Países, bem como dos conflitos políticos, das inimizades e de personagens anteriormente secundários ou quase não mencionados - como Otori Shigemori e os seus irmãos ou até mesmo Otori Takeshi. Assim, vamos percebendo todos os elementos que moldaram a personalidade e o espírito de Shigero até ele se tornar o homem que já conhecíamos. Não existem grandes revelações ou algo que se pareça, a autora apenas aprofunda temas e episódios já anteriormente mencionados. Ainda assim, este livro além de lançar uma nova luz sobre os acontecimentos da saga, é uma verdadeira delicia para os fãs e todos aqueles que queriam saber um pouco mais.

Relativamente à escrita, quem conhece a saga já sabe o que esperar. Descrições vividas e coloridas a tal ponto que nos fazem sentir realmente nos Japão medieval conseguidas através de uma escrita rica e fluída mas, simultâneamente, calma que apenas consegue reforçar a ideia de tranquilidade que temos dos povos orientais. Outros pontos positivos e que não podiam faltar são a descrição da sociedade e da sua estrutura, a pintura realista e coerente através da qual Lian Hearn nos dá a conhecer os usos e costumes de todo um povo e o conflito de religiões. Não posso deixar de fazer um último destaque, este especial, para o retrato das mulheres da época. Supostamente frágeis e submissas, porque a sociedade assim o obrigava, as personagens femininas mostram-se fortes, lutadoras e decididas, mantendo a sua frágil posição numa dualidade e equilíbrio constantes e difíceis.

Este é um retrato magistral do Japão medieval que não posso deixar de recomendar.  
8/10

Podem ler um excerto aqui

5 comentários:

Gell disse...

LIndo Blog eu fiz uma exposiçao deste livro aí do teu Blog! pus em meu blog eu nao conhecia e cmo sou apaixonada pelo Japao muito me interessou. Estou te seguindo ok? PARABÉNS pelo Blog! muito lindo e bastante atrativo!!

Vitor Frazão disse...

Apaixonei-me pelo belo Japão feudal de Lian Hearn logo nas primeiras páginas de “Across the Nightingale Floor” e o 5º livro não desiludiu. Muito pelo contrário, preferia que autora tivesse passado directamente da trilogia original para esta prequela.

http://cronicasobscuras.blogspot.com/

Alice disse...

Olá Gell, ainda bem que a minha opinião te cativou. Fico contente quendo sei que levo alguém a ficar pelo menos curioso com um livro :)

Obrigada por me dizeres que publicaste a minha opinião no teu blog. Não me importo nada que o façam desde que me avisem e mencionem de onde retiraram o material, como fizeste.
Bjs

Alice disse...

Vitor também vou lá estar :)
Nem podia acreditar quando via no programa da Presença para a feira que a autora vinha a Portugal. :)

Para não variar muito, os nossos gostos e opiniões vão coincidindo :)

Bjs

Vitor Frazão disse...

Imagino que não haverão muitas oportunidades de repetir a experiência, por isso fiquei com um sorriso de orelha a orelha quando soube. :)

Então encontramo-nos por lá :)