quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O aroma dos livros


Quem gosta realmente de livros adora-os pelo seu peso, pelas capas (duras ou não) pelo prazer de virar a página e, este é um ponto realçado por todos os amantes de livros, pelo seu cheiro. Quantos de nós temos o secreto (ou não tão secreto) prazer de, antes de iniciar a leitura de um novo volume, abri-lo e desfolhá-lo apenas para sentir o cheiro exalado pelas suas páginas? Pois é.... sei que não sou a única a fazê-lo.

Karl Lagerfeld também deve fazer a mesma coisa que muitos de nós. Não foi apenas uma vez que afirmou que o melhor cheiro do mundo é o cheiro dos livros. Prova do seu gosto a nível aromático são não penas estas declarações mas o facto de ter aceite a proposta da Wall Papper Magazine - revista de moda, arte e design. A pedido do editor Gehrard Steidl foi criada e "engarrafada"  (muito ao estilo de Patrick Suskind !!!), por Gaza Schoen, uma fragrância que reproduz o cheiro que faz as delicias doa amantes dos livros por todo o mundo. A idealização da caixa fico, então, a cargo de Lagerfeld.

Será que cheira mesmo como os livros das nossas estantes?




A título de curiosidade, posso adiantar-vos que o nosso prazer e gosto por este aroma vem, sobretudo de uma substância de nome Lignino. O Lignino é uma substância que impede que todas as árvores se curvem, um polímero constituído por unidades próximas da vanilina. O que significa que cheira ligeiramente a baunilha. É este aroma, juntamente com o dos demais componentes de um livro - tintas e outros químicos - e o cheiro resultante de factores externos a que os livros são expostos - humidade ou calor - por exemplo, que nos proporciona o enorme e tão simples prazer que retiramos do facto de cheirar um livro.



Deixo-vos as imagens da embalagem do dito perfume :)


Como fonte de informação usei, entre outras, um post do Eu Amo Ler

Sem comentários: