terça-feira, 23 de abril de 2013

Top Ten Tuesday - Ten Books I thought I'd like MORE/LESS than I did

Dez livros que pensei que me iam agradar mais ou menos do que realmente acabou por se verificar. 
Esta não é muito difícil. Afinal, quando nos dispomos a ler um livro, regra geral, já temos algumas expectativas em relação a ele - ou porque já lemos algumas opiniões, ou porque alguém nos recomendou.... Ainda assim, nem todos temos os mesmos gostos e as surpresas acontecem. Apesar de tudo, gosto mais daqueles livros que me surpreendem muito pela positiva (porque será?).


Livros que pensei me agradariam mais:

Sangue do Coração da Juliet Mariller - Comprei-o logo que saiu, não consegui resistir afinal, é Juliet Marillier! A verdade é que foi o livro mais fraco que li dela e foi aquele em que comecei a notar a qualidade a decrescer. Fiquei um bocadinho triste mas não desisti da autora. :)


O Beijo das Sombras de Laurel K. Hamilton - Pouco depois deste livro sair toda a gente andava a falar dele e do bom que era. Algumas pessoas com gostos literários semelhantes aos meus, falavam bem e lá me decidi a comprá-lo. Que dinheiro tão mal gasto!!!  Mas que raio é aquilo? um bando de seres feericos tarados por sexo e que se enfiam no meio das pernas de quem calha, quando calha, como calha... Como se não bastasse isso e a ideia do livro ser parva, a escrita é uma desgraceira!! Nunca mais.


Incarceron de Catherine Fisher - Ora, a ideia por detrás do livro é boa. Tanto o é que acabei por dar uma segunda oportunidade à autora e li o segundo volume. Ainda assim, as personagens são fracas e não têm grande evolução, a centralização da narrativa numa história de amor infantil e algo esquisita também não foi a melhor escolha. 


Acácia - Ventos do Norte de David Anthony Durham - já sei que há por ai muitos fãs de Acácia e tenho que reconhecer que a trama até está bem conseguida e os personagens são interessantes. Isto para já não falar do mundo criado que me parece espectacular. Ainda assim, quando peguei neste livro pensei que o ia adorar e isso não aconteceu. Penso que o efeito se deveu sobretudo à falta de ritmo. Dei por mim muitas vezes a pensar "Mas nunca mais acontece nada?" para logo depois me aperceber "Oh, mas está a acontecer isto e já aconteceu aquilo". Não há muitos picos de tensão, a narrativa é toda feita no mesmo tom monocórdico que nos embala até quase estarmos a dormir e não nos deixa aproveitar a história como deve ser. Mesmo assim, vou tentar ler o segundo volume, pode ser que me agrade mais.




Livros de que gostei mais do que pensei que poderia gostar:

Crónicas de Gelo e de Fogo  de George R. R. Martin - por incrível que pareça, fartei-me de ver o primeiro volume nas livrarias mas a coisa só me começou a chamar a atenção quando fizeram um pack (já não me lembro qual). Mesmo assim não o comprei. Um dia, ao fazer uma encomenda e escolher o meu livro na 2=3 nada me agradava e decidi arriscar e pedir o primeiro volume... foi o melhor que podia ter feito, fiquei super fã ao fim de poucas páginas e depois foi sempre a devorar!!


Trilogia Millennium de Stieg Larsson - toda a gente falava dos livros e de como eram bons, andavam em todas as revistas e jornais e depois da morte do autor foi a febre. Vá-se lá saber porquê sempre achei que tão boas críticas não podiam trazer coisa boa. Enganei-me. No verão passado uma amiga minha (essa sim gosta do mesmo que eu :) ) veio de férias e andava a ler o segundo volume. Começou a falar de um modo tão entusiasmado que acabei por ler as primeiras páginas em francês do livro que ela andava a ler. E pronto, foi assim... Encomendei o 1º e li-o numa noite!!!


Por Treze Razões de Jay Asher - Não tinha expectativas nenhumas em relação a este livro mas foi um daqueles que se devoram numa tarde em que acabamos a refilar com quem quer que seja que nos tente interromper a leitura. Adorei.


Saga de Kushiel de Jacqueline Carey - mais um pelo qual não dava dois tostões. Também não havia muita gente a comentá-lo ou a falar dele e ia passando despercebido. Aproveitei (outra vez!!) a 2=3 e lá veio o primeiro volume parar aqui a casa. Quem me "conhece" um bocadinho já sabe que depois foi logo o segundo e todos os outros comprados em pré-venda e com grande sofrimento provocado pelas esperas. Tornou-se das minhas sagas preferidas. Recomendadíssimos.

A Passagem de Justin Cronin - Este foi o último que me deixou a pensar "mas porque raio não li eu isto antes?!". Foi uma óptima surpresa que já me deixou aqui expectante à espera que seja editado o segundo volume. Uma distopia YA mas que me encheu completamente as medidas.


Décimo Terceiro Conto de Diane Setterfield - Este foi uma oferta da editora antes da data de lançamento e, como tal, não tinha expectativas nenhumas. Mas se as tivesse tinham sido seguramente superadas. Adorei o tema, a forma como a autora narra a história, o enredo e todos os personagens.

Sem comentários: