terça-feira, 21 de maio de 2013

Top Ten Tuesday - top ten favorite covers of books i've read

A capa é, quase sempre, a primeira coisa a chamar-nos a atenção num livro. Claro que há gostos para tudo e não quer dizer que as minhas dez capas favoritas vos agradem. Também é óbvio que há muitas mais capas nas minhas estantes que adoro - às vezes não só pela capa em si mas por aquilo que ela esconde!! 
Não me vou alongar em explicações e deixo-vos as imagens. Aviso desde já que não obedecem a qualquer ordem :)







Os Pilares do Mundo da Anne Bishop, edição da Saída de Emergência. A imagem é da Alexandra V. Bach e não sei se é o verde dos olhos, se o verde das penas, dos pequenos "bordados" de cardos nas margens mas há algo nesta imagem que me chama mais que muito a atenção e me faz adorá-la.




A Vingança do Assassino de Robin Hobb, não sei quem é o autor desta capa mas é mais uma das edições da Saída de Emergência. A tonalidade meio transparente da imagem central, a profundidade e as cores prenderam-me desde o primeiro momento. Isto para não falar do dragão, claro!! :)




Blanche Niege com ilustrações de Benjamin Lacombe. Tenho a sorte de me terem oferecido este livrinho o ano passado no meu aniversário. É a edição francesa e não é apenas a capa que é linda, todo o livro é delicioso. As ilustrações de Lacombe são simplesmente mágicas, soberbas...


A Casa da Floresta de Marion Zimmer Bradley numa edição da Difel. É um livrinho já um bocadinho velhinho, penso que é de uma das primeiras edições portuguesas e a transparência a sobreposição das imagens sempre me agradou muito. Ainda assim, acho que aquilo de que sempre gostei mais é  aquela casa estranha mas algo senhorial, banhada pelos raios de sol.




Cinder de Marissa Meyer, edição da Planeta. Gosto muito mais da capa intenacional (aquela que tem apenas o pé dentro do sapato vermelho) mas esta capa foi uma das razões que me levou a ler o livro. Remete para a infância, para os contos de fadas... O pé descalço fala de rebeldia, de traquinices enquanto que o sapato vermelho lembra doces, (chupa-chupas!!!) promessas de dias felizes.






Outra edição francesa que me ofereceram (a minha querida "tia" Sandrine) há uns tempos com muito carinho. Les Contes Macabres da espectacular colecção Metamorphose. Este mágnifico livrinho junta Alan Poe e Lacombe num ambiente muito, muito macabro. Adoro!! Adoro, não só a capa com os seus bordados em relevo e a textura do material (é de capa dura :) ) mas também o interior.





A Saga dos Otori - O Fio do Destino de Lian Hearn. A edição é da Presença e esta capa que me faz lembrar as antigas pinturas japonesas é simplesmente deliciosa. Desconheço o artista mas adoro a escolha feita pela editora.









Esta é a capa da primeira edição, pela Asa, de Sapatos de Rebuçado de Joanne Harris e é linda. Toda a imagem de fundo é em tons de azul e destaca-se a capa vermelha da menina que corre, remetendo para o Capuchinho Vermelho. Mas não é isso que mais me chama a atenção nesta capa. O que mais me agrada é o cemitério de Montmartre que tem uma luz única que longe de nos fazer pensar apenas na morte, é um local de vida. É mesmo das minhas preferidas.




A Senhora de Shalador de Anne Bishop, outra edição e escolha da Saída de Emergência. Devo dizer que é outra capa da Alexandra V. Bach, as obras desta senhora são todas, todas lindas. Têm um universo muito gótico (nesta talvez não se note muito mas tem...) mas que remete muito para os contos de fadas. Gosto muito dos tons de vermelho e das paredes de pedra ao fundo :)







Esta foi uma das últimas capas a conquistar-me, Direitos de Sangue de Kristen Painter e devo dizer que devo mesmo ter algum fetiche estranho com rendilhados e relevos no que respeita às capas dos livros. Esta está repleta deles e é definitivamente linda.







E vocês, concordam com as minhas escolhas? Quais são as mais belas capas que enchem as vossas estantes?

Sem comentários: