terça-feira, 14 de maio de 2013

Top Ten Tuesday - Ten Books dealing with though subjects

Ora, ora, já é terça outra vez!!
Esta semana o tema do Top Ten são livros que falem de temas mais pesados ou sensíveis para nós enquanto leitores. Desta feita tenho a certeza que não vou chegar aos dez. Não é que não conheça dez livros que tratem temáticas mais complicadas. O que acontece é que temos que fazer o top ten com livros que já lemos e eu pessoalmente fujo destes livros como diabo da cruz. Já li alguns e de dois ou três gostei até muito mas... não são aquela leitura a que me dedique muito ou que me agrade mais. Se houver outra coisa para ler, vou ler outra coisa de certeza. Sou um bocadinho apologista de "para desgraças temos a vida e, se não nos chegar, basta ver o telejornal". Talvez por isso goste tanto de fantasia (apesar dessas temáticas estarem muitas vezes lá, bem camufladas....). Vamos lá, então, ver o que daqui saí.



É um livro pequenino que nos fala do suicídio. É um daqueles de que gostei muito e que, de certa forma, me marcaram. Podem ler a minha opinião aqui.




É uma narrativa que nos deixa algo pensativos. Fala de dor, da perda, dos segredos que todos guardamos apenas par nós e não contamos a ninguém. Fala de morte e daquilo que nos pode levar a procurá-la. Podem ler opinião aqui.




Esta é uma narrativa sobre o grande medo da morte e daquilo que poderá estar depois dela. Estranho, aterrados e muitas vezes cómico. Mais uma opinião que tenho aqui.




Outra narrativa sobre a morte (eu não digo?!! isto é deprimente demais...) e sobre a dor da perda. Uma jovem que tem que escolher entre a vida e a morte depois de toda a sua família morrer e a deixar sozinha neste mundo. Apesar de tudo, devo confessar, gostei muito deste. Podem ler a opinião que escrevi aqui.




(é o ultimo sobre a nossa partida definitiva deste mundo, prometo!!) Num tom muito bem disposto e até cómico, a autora leva-nos numa viagem além da morte na qual nos faz pensar não só sobre aquilo que pode estar para lá dela mas, sobretudo, na vida que levamos. Gostei porque, apesar de tudo, é "levezinho". Opinião aqui.





Li este diário pouco depois do fim do conflito nos Balcãs. À semelhança do famoso Diário de Anne Frank (o qual tenho que confessar que nunca li por completo apesar de ter lido muitos, muitos excertos...) este é um livro que nos guia através de um cenário devastado por uma guerra que marca a vida de todos os que têm o azar de a viver.




Apesar de não ser um "livro sobre" é um livro que "fala de" (se é que me faço entender) e nos leva a reflectir sobre o abandono infantil, a solidão, a violência de género, a violência física e psicológica, violações e crimes como rapto e assassinato. É dos meus policiais preferidos e muito por não se centrar apenas no mistério em si mas  levantar este tipo de questões de uma forma por vezes algo estranha.



E depois deste Top (quase) Ten algo mórbido não posso deixar de vos perguntar que livros acrescentariam à lista. Leram algum dos que mencionei?

Sem comentários: