quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crónicas do Mundo Emerso - A missão de Sennar

"Para quem leu Nihal na Terra do Vento, que deu início às aventuras da jovem guerreira de cabelos azuis e dos seus companheiros, a história continua a partir do ponto em que termina no primeiro volume. O Mundo Emerso é sistematicamente devastado pelo Tirano, que tem semeado o terror, o sangue e a morte por territórios cada vez mais vastos. Agora, a única sobrevivente do povo dos Semielfos transformou-se numa guerreira da Ordem dos Cavaleiros do Dragão e tem uma arriscada missão a cumprir. Entretanto, o seu grande amigo de infância Sennar, agora mago do Conselho, parte em busca de aliados. Para isso terá de ir ao Mundo Submerso. Será o corajoso Sennar capaz de cumprir tão temerário objectivo? E será que Sennar, Nihal e todos os povos ainda livres conseguirão derrotar o demoníaco Tirano? Magia e beleza definem este mundo fantástico, onde muitos perigos criam um suspense imparável."
Neste volume das Crónicas do Mundo Emerso acção torna-se mais presente e constante e são-nos dadas respostas a lagumas questões que haviam ficado pendentes no final do livro anterior. Logo de início é-nos dada a conhecer a existência de Zelenia - um mundo subaquático, o Mundo Submerso, que supostamente é a única esperança do Mundo Emerso na sua luta contra o Tirano cujos exércitos avançam velozmente arrasando tudo à sua passagem. Na verdade, a única coiosa que trava este avanço, numa fase inicial, são as ninfas e a sua barreira mágica que protege as Terras da Água e todo o teritório para lá delas. Numa tentativa desesperada de conseguir vencer o temível inimigo, Sennar parte em busca do Mundo Submerso e de uma possível ajuda daí vinda. Contudo, ninguém sabe a localização exacta deste território e as coisas nem sempre são o que parecem...
Enquanto Sennar se aventura no mundo subaquático, no Mundo Emerso Nihal sagra-se Cavaleiro do Dragão e consegue finalmente voar com Oarf. Apesar de realizada os seus fantasmas continuam a ensombrá-la e quando o Tirano consegue fazer andar os mortos e obrigá-los a lutar contra os seus anteriores companheiros a nossa heroína têm muitos fantasmas pessoais para enfrentar.
No final do livro somos confrontados com a nova missão de Nihal e Sennar (que fica para um próximo volume), a maga Reis revela à semi-elfo que para poder vencer o Tirano e salvar o Mundo Emerso vai ter que percorrer todas as terras que constituem este mundo, reunindo as pedras dos antigos deuses. Será que a missão vai ser levada a cabo com sucesso? Conseguirá Nihal derrotar o Tirano? Estas são algumas das perguntas para as quais vou procurar resposta no próximo volume desta saga que recomendo vivamente.
8/10

2 comentários:

Cristina Bernardes disse...

Tb quero ler este livro...quando arranjar um tempinho!

Alice disse...

Esta saga faz parte da Colecção Via Lactea da Ed. Presença e podes ter a certeza que vais gostar Cristina. Nós cá em casa somos fãs da Via Lactea, no geral tem livros muito bons (claro que há excepções mas isso também depende do gosto do leitor).
bj