quinta-feira, 5 de março de 2009

Novidades para primeira quinzena de Março

Não são poucos os livros a sair nesta primeira quinzena do mês de Março. Numa visita rápida aos sites das principais editoras fiquei logo com uma ideia daquilo que nos vai esperar nas bancas nos próximos dias mas fiquei, sobretudo, com uma ideia dos livros que vou querer comprar...São alguns (para mal da minha carteira). Deixo então aqui os que achei mais interessantes e que penso adquirir um dia destes.


O TIGRE BRANCO

Aravind Adiga
Premiado com o Booker Prize de 2008, O Tigre Branco é um romance de estreia auspicioso que, sem cair no cliché do romantismo exótico e superficial, nos revela uma Índia ainda muito pouco explorada pela ficção, a Índia negra, violenta e exuberante das desigualdades socioculturais endémicas. Aravind Adiga oferece-nos um retrato cru e muito pouco glamoroso da desumana realidade de vida das classes mais pobres pela voz espirituosa e mordaz do narrador, Balram Halwai, um jovem que cresce no interior miserável da Índia e se torna um empresário de sucesso em Bangalore. E é através do seu percurso moralmente ambíguo que conhecemos as discrepâncias chocantes entre o luxo extravagante da elite rica dos boulevards e a luta desesperada pela sobrevivência dos que nada têm. Uma comédia negra irreverente que desmistifica a Índia lírica e nostálgica que tantas vezes idealizamos.

O VÉU DA REVELAÇÃO – LIVRO 3
Chris Wooding
Este é volume final da trilogia A Teia do Mundo, uma epopeia fantástica que se revelou uma das mais exóticas e originais do século XXI. Os títulos anteriores, Os Tecedores de Saramyr e A Tapeçaria dos Deuses criaram uma expectativa intensa pelo desenlace da história. O Véu da Revelação é justamente o culminar dos sangrentos conflitos que estão a destruir o Império. Os tenebrosos Tecedores controlam agora o trono e a capital está cheia de seres monstruosos e ávidos de sangue. Alguém terá de parar os Tecedores e descobrir o sinistro segredo que escondem nos labirintos da Teia. Só Kaiku e Lúcia, apoiados pelos resistentes, possuem as capacidades para liderar o combate, mas para isso terão antes de se confrontar com aquilo em que eles próprios se tornaram.


OS MÉDICIS – Banqueiros, Diplomatas e Mecenas na Florença do século XV
Tim Parks
Antes de se terem tornado conhecidos como mecenas, os Médicis adquiriram riqueza e poder através da criação de um banco próprio e do empréstimo de dinheiro a juros. Sabendo, porém, que a Igreja condenava a usura, como geriram eles as teias políticas, diplomáticas, militares e até metafísicas de modo a prosperar e a assegurar o seu estatuto? Com este livro, Tim Parks leva-nos numa visita guiada aos bastidores dos negócios dos Médicis procurando responder a essa questão. O resultado é um olhar exímio sobre as origens do sector financeiro moderno e a sua relação delicada com a arte, a religião e o poder.

O Caderno Secreto de Leonardo - 1º Vol.
Jack Dann
Imagine todas as máquinas de guerra que Leonardo desenhou no papel a ganharem vida e a travarem uma batalha que poderá mudar a História tal como a conhecemos...
Numa obra-prima da fantasia histórica, Jack Dann recria a magia da Itália Renascentista e oferece a sua própria história secreta de um ano na vida de Leonardo da Vinci...Florença do século XV. Numa cidade governada pelos Médicis, num tempo em que a magia e a ciência eram uma só, irrompe o génio de Leonardo Da Vinci. Rodeado de figuras brilhantes maiores do que a vida como Sandro Botticelli e Niccòlo Machiavelli, Leonardo vive a vida prestigiada de um artista e ama uma mulher arrebatadoramente bela. Mas um inimigo implacável conspira a sua queda. E cedo este grande artista inventor será forçado a abandonar a cidade onde nasceu, para dar início a uma viagem mística para um destino - e uma aventura - que poderiam ter sido realidade.

Por fim, penso que não devo ficar sem mencionar que, para os fãs de Stephenie Meyer, a Bertrand tem uma boa promoção relativa ao lançamento do mais recente livro da autora - Nómada. Podem consultar aqui.

Boas leituras para todos

2 comentários:

Cristina Bernardes disse...

Fico a aguardar as tuas leituras e os teus comentários...

Janna disse...

Oie tem selinho pra vc no meu Blog BjOs!!!