quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril

Hoje, 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro. O que talvez muita gente não saiba é que esta data começou por se celebrar na Catalunha (Espanha). O dia do livro Espanhol era celebrado no mês de Outrubro e só posteriormente a data foi adoptada pela UNESCO mas passou a celebrar-se a 23 de Abril, data da morte de Cervantes. Hoje é também o dia de Shakespeare, autor inglês que nasceu e morreu a 23 de Abril e que, ainda hoje, é um mistério para os estudiosos.


E neste dia em que as livrarias fazem inumeras promoções, em que as bibliotecas tentam chamar os leitores e em que até se vai realizar um pic-nic envolto na temática dos livros, eu pergunto:
Não seria maravilhoso poder voltar a ver as bibliotecas itinerantes (ou ambulantes, como diziam lá para os meus lados) a ziguezaguear pelas estradas do nosso país, levando a cultura às zonas mais remotas e isoladas? Eu sei que as há...o problema é que são poucas e não chegam a todos.

Imagens recolhidas aqui

5 comentários:

Cristina Bernardes disse...

Boas Leituras para as manas... Beijinhos.

Paula disse...

Gostei muito do teu post sobre o dia mundial dos livros.

Beijos...

Pati Beatriz disse...

Olá, visito seu blog há algum tempo, e acabo de criar o meu. Adicionei o seu, se houver problemas, me avise. E visite-me!

Marcelleee disse...

Até o livro tem sua própria história quem diria,amo ler ,o ler que eu falo é muito mais que virar a página de um livro é irmos mais além,é descobrirmos um novo mundo,um novo pensamento,os livros nos fazem rir ,chorar demonstrarmos tudo que ele nos proporciona,pois o maior tesouro que podemos levar dessa vida é a sabedoria!!!!!!!!!Bjusss

Projecto /Lê/ disse...

Têm algo no nosso blog ;) Boas leituras!