quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Outro Lado - uma vida ao contrário

Título: O Outro Lado - uma vida ao contrário
Autor: Gabrielle Zevin
Tradução: Fernando Dias Antunes
Edição: Presença
Colecção: Noites Claras, nº7
Nº de páginas: 307

"Liz acorda no camarote de um navio, que partilha com Thandi, uma adolescente da sua idade que lhe é completamente desconhecida. Aliás, como tudo o que a rodeia, à excepção de Curtis, o vocalista da sua banda de rock preferida. Ao fim de algum tempo Liz descobre que morreu e se encontra agora em O Outro Lado, um lugar de sublime beleza, muito semelhante à Terra e, no entanto, completamente diferente. Mas Liz tem demasiadas saudades da sua vida na Terra."

Como nos sentiriamos se ao acordar tudo nos indicasse que ainda estavamos a sonhar? Qual seria a nossa reacção ao descobrir que não se trata de um sonho mas de uma nova realidade, que na verdade estamos mortos e nada é como imaginámos? Como é viver depois de morto? Estas são algumas questões que nos assaltam aquando da leitura de O Outro Lado e que nos acompanham durante algum tempo.

Liz acorda e não percebe imediatamente que morreu, quando a realidade a atinge está já em O Outro Lado, um lugar muito parecido com a Terra mas onde as leis da física são completamente subvertidas; todos os que ali vivem estão mortos e Liz não conhece ninguém. Mas isso não quer dizer que esteja só...

Quando nos debruçamos sobre este pequeno livro a primeira coisa que nos assalta é a curiosidade, algo em nós quer descobrir o máximo sobre aquele novo território, sobre quem lá vive, descobrir como morreu realmente Liz. Posteriormente as emoções da personagem começam a tomar conta de nós e damo-nos conta de que Gabrielle Zevin é uma mestre na transmissão de sentimentos e sensações, guiando a nossa mente por caminhos que muitas vezes evitamos e fazendo-nos meditar acerca das nossas próprias atitudes, daquilo que nos é realmente querido e ao qual damos de facto valor nesta vida.

Contudo, a mestria desta autora vai além desta capacidade. Mais que a descrição da vida e morte de Liz este livro é um verdadeiro exercício de filosofia no qual se mesclam teorias como a reencarnação (todos voltamos a nascer de novo), a ideia de que os que já partiram velam de algum modo por nós e ainda algumas teorias que sustentam que a morte as almas se juntam todas algures, trabalhando em si mesmas e na sua satisfação (e por vezes absolvição), aguardando o seu regresso à Terra. Embora algumas destas ideias nos possam habitualmente parecer descabidas aqui juntam-se para dar forma a uma extraordinária história de luta, esperança, amor e, porque não, de vida.
Recomendo
7/10

4 comentários:

Tinkerbell disse...

quero mt ler este livro!

gostei da tua opinião!

bjocas**

Tiyokinho disse...

Olá,
onde posso encontrar este livro? Não está disponível para compra em nenhum site.

Alice disse...

Olá
O site da editora tem o livro disponível, podes consultar através do link: http://www.presenca.pt/livro/infantis-juvenis/romance-contemporaneo/o-outro-lado/?fz=Listagem+Por+Pesquisa&search_word=o outro lado

Se houver alguma dificuldade manda-nos um mail que tentaremos ajudar a resolver.
Bj

Anónimo disse...

Adorei ler este livro! Inicialmente pareceu-me um pouco estranho, mas assim que entrei mesmo no livro não consegui parar! Quem me ouve falar deste livro sem o ler pensa "esta está maluca, agora anda a ler livros que falam da vida depois da morte!", porém não é nada disso, porque a história apesar de se passar num mundo depois da morte é uma história como qualquer outra que fosse no "verdadeiro mundo"...
Gostei muito do comentário apreciativo que foi colocado aqui no blogue, que também me ajudou a construir o meu próprio comentário.
Obrigada e parabéns pelo excelente comentário :)