segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Em Chamas - O Jogos da Fome Livro II

Título: Em Chamas
Os Jogos da Fome - Livro II
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Jaime Araújo
Edição: Ed. Presença
Colecção: Via Láctea
Nº de páginas: 268

"Pela primeira vez na história dos Jogos da Fome dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar..."
QUERO MAIS... é a única coisa que me apetece dizer depois de terminada esta leitura. Parece-me que no terceiro volume vamos finalmente ver respostas a algumas perguntas que estão pendentes e teremos um desfecho em grande. Espero mesmo que não demore muito a ser editado o último livro.
Embora não se tenham apercebido disso durante muito tempo, Katniss e Peeta foram a semente da rebelião e dela se tornaram símbolo com a sua vitória nos Jogos da Fome. Os Distritos de Panem começam aos poucos a sublevar-se e, numa tentativa de pôr cobro à situação, o Capitólio organiza os Jogos mais injustos e aterradores de que há memória. Katniss e Peeta voltam à arena e com eles muitos tributos vencedores. E mais não posso dizer senão entro em grandes spoilers e vocês dão cabo de mim... :)
Embora continuemos sem compreender muito bem o que aconteceu ao Mundo para que a sociedade se encontre neste estado de apatia e individualismo que a fazem regredir, começamos a compreender (pouco) alguns aspectos da vida e evolução de Panem à medida que vamos conhecendo novos personagens e nos vamos adentrando em alguns dos Distritos que até agora não passavam de números e locais longínquos num mapa imaginário. Mas o mistério também se adensa. Será que afinal o Distrito 13 não foi mesmo destruído? O que vai acontecer aos nossos personagens com estas revoltas e guerras com o Capitólio? São perguntas que nos surgem no fim da leitura - e o livro acaba de uma forma algo abrupta que requer muitas respostas - e que espero ver explicadas em breve.
Os personagens, novos e os que já conhecemos, continuam fortes, com carácter vincado e com características muito próprias o que torna impossível não criarmos uma certa empatia com qualquer um deles. Alguns não são o que parecem e a intriga adensa-se a cada página. Um dos pontos fortes continua a ser a capacidade de transmissão de sentimentos revelada pela autora. Tão depressa nos consegue pôr a rir com uma cena mais cómica como nos leva às lágrimas com situações de uma enorme carga emocional. Confesso que, mais uma vez, houve uma cena ou duas em que chorei mesmo.
A linguagem é acessível sem ser simples e a narrativa é extremamente envolvente, sem quebras de ritmo, fortemente marcada pelas emoções e pela violência. Quem gostou do volume anterior não pode passar sem ler este. E aos que não leram nenhum dos dois apenas posso recomendar.
Adoro esta saga!!
8/10
Podem ler um excerto do livro aqui

3 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Concordo quando dizes que este segundo livro é obrigatório para quem leu o primeiro, pois é praticamente tão bom como o seu antecessor.

Vitor Frazão disse...

Há muito que estou para ler esse livro e fico cada vez mais curioso.

http://cronicasobscuras.blogspot.com/

Vitor Frazão disse...

De facto é quase tão bom como o primeiro. Quase...

Foi interessante ver como a vida de Katniss e Peeta mudou ao tornarem-se vencedores e mesmo o triângulo amoroso (para os quais normalmente não tenho muita paciência) foi interessante. Tal como no primeiro gostei de algumas personagens secundária com o Haymitch, Finnick e Johanna, porém, comecei a perder a paciência com a estupidez de Katniss! Sim, ela é astuta, corajosa e boa lutadora, porém, demora imenso tempo a entender os esquemas.

As única grande falhas foi a competição propriamente dita que é muito mais fraca que a primeira.

Embora esteja ansioso para ler o terceiro (com um final daqueles quem não estaria…) desconfio que não gostarei tanto…

http://cronicasobscuras.blogspot.com/