quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Perseguição Escaldante

Título: Perseguição Escaldante
Autor: Janet Evanovich
Edição: TopSeller
Nº de páginas: 312
ISBN: 9789898626028

Ler as primeiras páginas aqui

"Em New Jersey, os cadáveres surgem em catadupa. Ninguém sabe quem é o assassino em série nem o motivo por que anda a matar, mas o nome de Stephanie Plum, a caçadora de recompensas, está na lista do homicida.
Stephanie corre contra o tempo para descobrir o que se passa, mas tem ainda de enfrentar outras complicações na sua vida. A sua família e amigos insistem que chegou o momento de escolher entre o seu eterno namorado, o detetive Joe Morelli, e o rebelde mas sedutor Ranger, dono de uma empresa de segurança. E a sua mãe está apostada em juntá-la com Dave, uma ex-estrela do futebol americano. Com um assassino implacável no seu encalço, um punhado de homens sedutores e fogosos atrás de si, e assombrada por uma lista de faltosos a tribunal que incluem um urso bailarino e um vampiro de idade já avançada, a vida de Stephanie parece prestes a entrar em brasa.
Perseguição Escaldante é um policial divertido e autêntico, que vai arrancar muitas e muitas gargalhadas."


Li este livro no passado fim-de-semana. Foi um instantinho e quando dei por mim já estava acabado. A meio do livro já tinha percebido quem era o assassino mas isso não é nada que não aconteça com outros livros ou até com as séries de TV. Adoro quando isso não acontece mas... não me importo. Afinal de contas é um policial muito light (e eu já estava à espera de que não fosse nada muito complexo).

O melhor do livro é, sem dúvida, o humor. As personagens são muito engraçadas, tanto a nível da personalidade de que a autora as dotou, como das situações em que se envolvem e das "tiradas" que lhes saem de vez em quando. Adorei a avó e a Lula, são demais...  Já Stephanie Plum é uma caçadora de recompensas do mais azarado e desastrado  que existe. Como se não lhe bastasse a falta de trabalho e o  facto dos homens que tem que perseguir serem para lá de muito estranhos, ainda tem uma equipa de trabalho composta por doidos varridos, com escritório móvel. E como os males na vida daquela jovem parecem nunca vir sós, tem 2 homens a dar-lhe volta à cabeça e ao coração (e a outras partes do corpo). Para ajudar à festa, ainda há um serial killer que lhe vai deixando uns presentes de arrepiar. 

Não é nenhuma obra de arte mas achei-o super engraçado e óptimo para desanuviar. Tinha sido uma leitura de praia ideal, leve, bem-disposto e com um humor por vezes algo caustico ou negro, bem ao meu jeito. 

O único reparo que tenho a fazer é em jeito de pergunta.
Porque raio é que as editoras portuguesas têm a mania de, para ver se uma série pega, começar a editá-la pelo meio?
É que, muito sinceramente, não percebo. Houve partes do livro em que fiquei com a nítida sensação de que não estava a perceber toda a envolvência da coisa, que havia aspectos ligados a alguns personagens e às interacções entre eles que me estava a escapar. E isto porquê? Porque este livro é o 17º volume da série Stephanie Plum. Ora, como raios é que eu não havia de me sentir assim meio a flutuar no espaço sideral?!?!
Não percebo estas estratégias comerciais. Uma coisa é uma editora ter fé no trabalho de um autor e apostar nele. Outra coisa é começar a meio desse mesmo trabalho. Na minha opinião, o que podem conseguir com isto é que aqueles que gostaram muito e lêem noutras línguas, vão procurar os volumes anteriores noutros idiomas, gastar o seu dinheiro com outras editoras (estrangeiras). Enfim, eu posso estar a ver mal as coisas mas...ainda ninguém me conseguiu explicar o sentido disto.

5/10

Sem comentários: