terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Top Ten Tuesday - Ten auto-buy authors

Hoje o desafio Top Ten Tuesday pede-nos que revelemos os dez autores que, não importa aquilo que escrevam, entram logo directamente para a nossa "auto-buy list". Quantos de vocês não compraram já um livro só por causa do autor mesmo sabendo que não é sobre a temática, ou do género, que normalmente costuma escrever? Eu já o fiz (e raramente me arrependi, mas isso é outro assunto). Não sei se a lista de autores com os quais faço isso chegará aos dez (nunca me debrucei sobre o assunto) mas vou descobrir de seguida. :) A lista, como de costume, não segue nenhuma ordem de preferência.

  • Jacqueline Carey - sem a mínima dúvida, qualquer coisa que me apareça assinada por esta autora vou ter que comprar. Sei que já tem muita coisa escrita e editada mas na nossa língua ainda só foram editados os livros da Saga de Kushiel (com muita pena minha, parece que não verei mais nenhum em português tão cedo) e ainda não me aventurei com o inglês porque a escrita é muito, muito cuidada (lá estou eu com os meus problemas linguisticos...!!! Que travão!). Podem ler as minhas opiniões e tentar perceber a minha escolha aqui, aqui e aqui.

  • Julliet Marillier - Conheci os livros desta autora através da minha tia (mais uma vez a minha querida tia...) e nunca mais a consegui largar. Nos últimos tempos a qualidade parece ter vindo a sofrer um pouco mas, ainda assim, quando vejo um livro dela não consigo resistir. Se quiserem ficar com algumas ideias, as opiniões disponíveis no blog estão aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

  • Anne Bishop - A minha descoberta desta autora é algo mais recente. O primeiro livro que li foi o Belladonna e depois disso nunca mais consegui parar. A trilogia das Jóias Negras deixou-me definitivamente presa à escrita e aos universos criados pela autora. A alegria de ver um novo título dela é tanta que até já me aventurei a lê-la em inglês. :) Para verem as minhas opiniões sobre os seus livros podem carregar aqui

  • Neil Gaiman - O primeiro livro que li deste autor foi Neverwhere (ainda antes da criação deste espaço) e tive logo que ler de seguida Os Filhos de Anansi. Seguiram-se-lhes Coraline,  American God's e O Livro do Cemitério. Seja a solo ou acompanhado (como no caso de Bons Augúrios, escrito com Terry Pratchett), prosa ou B.D (Sandman...) não lhe resisto. Gosto tanto que tenho títulos dele em várias línguas (alguns repetidos - o mesmo livro em 2 ou 3 linguas...!!!).

  • Joanne Harris - Conquistou-me com o seu Chocolate e depois disso fui comprando todos os títulos editados em Portugal. Confesso que gosto mais de uns que de outros e que Chocolate é, sem dúvida, a minha trilogia preferida dentro do género. Aqui no blog só tenho a minha opinião sobre o seu último trabalho - O Aroma das Especiarias - mas ler Joanne Harris é sempre uma experiência mágica.

  • Jay Asher - Ainda não tem muitos títulos, é um escritor novo, mas deixou-me muitíssimo bem impressionada com Por Treze Razões. Mesmo sabendo que a temática era diferente não resisti a Antes do Futuro e não me arrependi minimamente do impulso de comprar este último livro. Tem futuro...

  • Robin Hobb - Quando a SdE começou a editar a Saga do Assassino não me senti logo impelida a lê-la. Acabei por adquirir o livro numa promoção em que vinha como oferta. Bendita a hora, não fazia ideia do que estava a perder! Por enquanto, tenho-me limitado aos títulos traduzidos para português mas parece-me que esta é uma condição que não durará muito mais tempo. :) Podem consultar aqui.

  • George R. R. Martin - Conheci este autor por causa de Song of Ice and Fire mas com Sonho Febril e  O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias fiquei a conhecer outras facetas do escritor que muito me agradaram. O senhor escreve bem e tem uma imaginação muito fértil, não importa o género se for Martin vai, com certeza, ser bom.

Bem, não são dez mas a lista até é mais extensa do que eu pensava. Tenho algum autor na minha "auto-buy list" em comum convosco? Será que já conhecem todos estes autores?

Sem comentários: