segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Plágio

Escre­ver opi­niões sobre o que lemos e man­ter um blo­gue deste género é tra­ba­lho que toma mui­tas horas da nossa vida pes­soal. Fazemo-lo por amor ao livros e ao sen­ti­mento de par­ti­lha com quem gosta de nos ler e acom­pa­nha o que escrevemos.

Ao publi­car­mos os fru­tos do nosso tra­ba­lho na net cor­re­mos alguns ris­cos e temos essa rea­li­dade bem pre­sente. Con­tudo, con­ta­mos tam­bém com o bom-senso e a boa-fé daque­les que visi­tam os nos­sos blo­gues e lêem as nos­sas opiniões.

Foi, por isso, com muita pena e algum sen­ti­mento de revolta que nos che­gou ao conhe­ci­mento que alguém copiou, sem qual­quer pedido de auto­ri­za­ção ou res­peito pelo tra­ba­lho alheio, vários tex­tos deste blo­gue. Até agora, des­co­bri­mos dois blo­gues, que se encon­tram aqui e aqui, que foram cons­truí­dos com base em tex­tos e esforço de ter­cei­ros, sem qual­quer refe­rên­cia a esse facto. Não con­se­gui­mos per­ce­ber qual o objec­tivo (ganhar visi­tas?), mas não pode­mos dei­xar de repu­diar total­mente esta situação.

Se veri­fi­ca­rem que tam­bém o vosso tra­ba­lho foi inde­vi­da­mente copi­ado por estes blo­gues, sintam-se à von­tade para par­ti­lhar este texto nos vos­sos blogues.

Assi­nado por:
Som­bra dos Livros

11 comentários:

Cris =) disse...

Por acaso tenho andado para mandar um email aos vários blogs de leitura que consulto... aproveito para dizer aqui:

Criei recentemente o folhasdesfolhadas.blogspot.com e faço menção a vários blogs... ora de opiniões de livros que li, ora de passatempos que estão ocorrer. Em qualquer dos casos, incluindo as imagens que coloco, indico a fonte.

Espero sinceramente que não se importem porque não tenciono roubar o trabalho de ninguém, mas sim dar a conhecer às pessoas um trabalho mais completo do que o meu... muitas vezes o trabalho que levou a eu comprar os livros. Em relação aos passatempos, idem aspas.

No entanto, se se opuserem, deixo de fazer tais referências e retiro as já existentes.

Alice disse...

Cris, o teu caso é completamente diferente. Tu colocas a referência de onde foste buscar as coisas, ajudas na divulgação não só da leitura mas também dos outros blogues e quando alguém recorre a algo nosso mas diz claramente onde o foi buscar não nos importamos. É sinal até de que reconhecem o nosso trabalho.
O problema levanta-se quando fazem uso daquilo que por nós foi produzido como se deles fosse, sem qualquer menção a fontes, ou ao facto daquele trabalho ser de outras pessoas. Isso é que chateia, usarem o que é nosso para "sairem bem na fotografia" sem qualquer respeito pelo tempo e dedicação que nós colocámos na leitura e na elaboração das opiniões que colocamos aqui.

Quanto a ti, fica descansada. Sempre que se refira a fonte não levantamos quaisquer problemas.
bj

A minha biblioteca disse...

Sinceramente, acho que essas pessoas só querem visitas, comentários e seguidores.
Falo epenas por mim própria, mas o meu objectivo não é esse.
O meu objectivo é partilhar, as minhas opiniões, as minhas escolhas com quem tem o mesmo gosto pela leitura que eu.

E deixo o conselho para que se alguém detectar alguma forma de plágio noutros blogues avisem o blogue original.

Boas leituras!

Nuno Chaves / Página a Página disse...

desculpem, mas não vejo onde está o plágio! o que vejo saõ dois blogues iguaizinhos, que provavelmente pertencem a mesma pessoa com livros para download e etc... com a mesmissima data de 13 Dezembro 2009 e partir daí.... Nada... afinal de contas qual foi o blogue plagiado? o 1º ou o 2º?

Alice disse...

Nuno, ambos os blogues (que são uma cópia um do outro) são feitos com opiniões que não são da pessoa que os publica. Se procurares aqui algumas opiniões e as fores comparar com as que lá estão... enfim, verás onde está o plágio. O mesmo se aplica às opiniões escritas pelos outros bloguers que assinaram este texto.
A coisa é fácil, escolhe um título acerca do qual tenhamos escrito aqui, lê a nossa opinião e vai ver a que está nesses blogues sem que se faça qualquer referência ao nosso.

Alice disse...

Fica exemplo para comparações:


http://solivrosparadownload.blogspot.com/search/label/A%20Talentosa%20Flavia%20De%20Luce

http://sombradoslivros.blogspot.com/2009/10/talentosa-flavia-de-luce.html

Cat SaDiablo disse...

Nuno, estás a brincar, certo? o.O

Nuno Chaves /Página a Página disse...

não estava a brincar pois não tinha percebido qual a situação de plagio... mas a Alice acabou por me esclarecer onde é que ele estava. pensei logicamente que se estavam a referir ao facto de os dois blogues serem iguais, visto que também tenho uma plataforma no blogger que é uma cópia do meu blogue Página a Página e ai não existe plagio, o material é meu, mas já percebi quais os artigos que foram plagiados.

Mea Culpa.

Cat SaDiablo disse...

@ Nuno.
Ah ok. Percebi o teu erro. Pensei que estavas a considerar que não havia plágio aos outros blogs :)

Tinkerbell disse...

alice na opção em cima diz denunciar abuso e aparece a opção alguém está roubando meu conteúdo se fosse a ti expunha a situação! bjs**

Tinkerbell disse...

até o post do feliz natal foi copiado!!!

http://sombradoslivros.blogspot.com/2009_12_01_archive.html

http://solivrosparadownload.blogspot.com/2009/12/ja-podemos-dizer-natal.html