terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nota - Cruz de Ossos

Ontem deixei-vos aqui a minha opinião relativamente a Cruz de Ossos de Patricia Briggs. Referi algumas gralhas e expressões idiomáticas que, na minha opinião, poderiam não ter sido traduzidas da melhor maneira. Mas eu, como todos, não tenho sempre razão... Estamos sempre a aprender e devo reconhecer que, desta vez (e de outras, provavelmente) a ignorância estava comigo e quando fiz referência ao uso da palavra "guante" em vez de "luva", estava errada. Afinal, não se tratava de um qualquer erro ou distração, nem tão pouco de uma confusão com o castelhano. Neste caso em concreto, a palavra empregue no original não poderia ser traduzida por "luva" na medida em que é um tipo específico de luva que a autora refere - luva de ferro da armadura antiga; manopla.
Peço, portanto, desculpa pelo meu erro.

Não posso deixar de acrescentar aqui um sincero pedido de desculpas ao tradutor, Manuel Alberto Vieira. Quem lê o meu texto fica com a ideia de que lhe atribuo toda a responsabilidade pelas gralhas ou erros que o leitor possa encontrar e, tal ideia, não podia ser mais injusta. O tradutor é um ser humano e, como tal, é normal que possa cometer algum erro. Contudo, no processo de edição, existem outras pessoas responsáveis por rever o trabalho e corrigi-lo se necessário. Pessoas que, regra geral, esquecemos atribuindo a totalidade das responsabilidades a quem traduz. Mais uma vez...erro meu ao deixar passar a ideia.

Ficam o esclarecimento e o meu pedido de desculpas.

3 comentários:

Vitor Frazão disse...

O velho drama dos tradutores. Como diz aquele verso anónimo: "When we hit, no one remembers. When we miss, no one forgets".

Jana Moraes disse...

Não creio que deva se castigar tanto por esses pequenos descuidos. Afinal, todos somos capazes de errar. O que não podemos é errar e insistir no erro, algo completamente diferente do que você fez.
Admiro seu blog e sua postura 'literária' justamente por conta desse tipo de conduta.
Parabens

Graciane disse...

Fazendo uma busca acabei encontrando seu blog.Muito legal!
Também mantenho um blog no Brasil, conheça:
http://muitolivro.wordpress.com/